Incêndios florestais em Los Angeles forçam evacuação de 30 mil pessoas e causam destruição |
Da redação: Roberto Dias Borba - 23/06/2023 - 7h41min -
O técnico agrícola que saiu da cidade natal Tijucas para ser vereador e vice-prefeito (na gestão de Pedro Ivo) de Joinville e, depois, passou a deputado estadual, nunca imaginaria que uma das homenagens póstumas poderiam lhe causar maior corrosão de seu nome. Este é o tratamento que vem sendo dispensado a memória de Ivan Rodrigues desde 2009, quando o local foi literalmente abandonado. O ginásio de esportes da rua Max Colin é o retrato do abandono de uma obra pública e, ao mesmo tempo, de desrespeito a um homem público, que em suas ações, investido em cargos eletivos, mostrou-se interessado pelas causas do bem da comunidade. No final de 2022, um projeto prevê a restauração do parque esportivo.
Rua Vice-prefeito Ivan José Rodrigues, no bairro Aventureiro, e Centro Educacional Infantil Ivan José Rodrigues, no bairro Iririú, ambos na zona leste de Joinville, são homenagens póstumas que continuam sendo bem tratadas. Enquanto o Ginásio de Esportes Deputado Ivan Rodrigues, no bairro América, está em completo abandono. O local poderia ser ao menos limpo, pintado e preservado, mesmo que as dimensões da quadra não possam abrigar todos os esportes que antes ali faziam sua casa.
Nas poucas vezes que Ivan Rodrigues assumiu o cargo de prefeito, nas ausências do prefeito Pedro Ivo, lá está ele para explicar a imprensa sobre mudanças no trânsito que Joinville já exigia pelo ano de 1975. A imagem mostra, ao seu lado – em pé – o assessor de imprensa Apolinário Ternes. Apareço à sua esquerda, representando o Jornal de Joinville, enquanto à direita estão Ildo Campelo (rádio Cultura) e Herculano Vicenzi (A Notícia). Eram outros tempos, em que o prefeito tinha o cuidado de mostrar para a opinião pública as ações da Prefeitura. E a imprensa dispunha o tempo necessário para estas ocasiões com a finalidade de levar a informação para seu público.
Em outra imagem, na porta principal do ginásio, o prefeito Luiz Henrique da Silveira recepciona o secretário Júlio César, de Cultura, Esporte e Turismo, na ocasião que o governo do Estado acata a sugestão para o “ginásio da Max Colin” passar a ser o Ginásio de Esportes Deputado Ivan Rodrigues. Autoridades, familiares, e ainda este repórter escondido na última fila, participam da solenidade de homenagem póstuma.
As imagens de um local público para a prática do esporte sempre lotado com os grandes eventos. Esta é uma situação que ficou perdida no tempo. Não há como resgatar e manter viva esta chama. O torcedor que lotava o “ginásio da Max Colin” teve que se contentar com o saudosismo.
A Joinville do século 21 precisa ter o cuidado com o seu passado e seus antepassados para não correr o risco de perder uma cultura tradicional de preservação da memória. As pessoas que fizeram em benefício da comunidade precisam ser, ao menos, respeitadas.
- - - - - - - - - - -
Esta é uma das crônicas que fazem parte de uma futura publicação, que terá o nome de “Glória´s do Menino Jornalista”, uma coletânea com mais de 600 textos em que relato fatos marcantes de minha vida e a trajetória no jornalismo joinvilense e catarinense. Apoiadores e patrocinadores são bem vindos.
Aguardo seu contato para prestar mais detalhes, através do e-mail: rdbjoinville@gmail.com
Deixe seu comentário